Quebeck - Automação e controle

O que é WMS? (Warehouse Management System)

Neste artigo, apresentaremos o Warehouse Management System (WMS), uma ferramenta de automação das atividades de um estoque.

Esta ferramenta propicia um uso otimizado das dependências físicas do estoque, agiliza o processo de estocagem e expedição e auxilia os profissionais da empresa a realizarem o planejamento estratégico de suas atividades.

OBJETIVOS E DESAFIOS DE UM ARMAZÉM

Os principais objetivos de qualquer atividade de estoque sempre envolvem os seguintes pontos:

Embora estes objetivos pareçam simples, quanto mais intensa se torna a atividade comercial do armazém, mais complexa e difícil se torna a tarefa de gerenciar um estoque para atingir tais objetivos.

Os desafios podem ser listados abaixo:

WMS E SUA APLICABILIDADE

O Warehouse Management System (WMS) consiste em um sistema automático de análise, planejamento e controle de um estoque, que procura implementar os três objetivos mencionados acima. A sua forma de operação é baseada nas seguintes premissas:

Ele é um sistema automático que centraliza as informações em um banco de dados (o servidor WMS, ou WMS server), atualizando-as em tempo real baseado na situação das prateleiras do estoque. Ele toma decisões de alocação de produtos de forma autônoma conforme a entrada e saída de produtos indicada pelos administradores do sistema, e permite que as informações sobre qualquer produto do estoque (tipo, quantidade, localização, data de entrada, etc) sejam acessíveis a partir de qualquer dispositivo eletrônico móvel ou fixo nas dependências da empresa.

Sendo assim, a otimização do espaço físico do armazém é garantida e não depende de um gerenciamento humano eficiente, pois as ordens de alocação ou coleta de produtos é dada pelo sistema. Da mesma forma, a atividade como um todo se torna muito mais rápida, pois o processo decisório se torna imediato, bastando ao pessoal operacional realizar as decisões tomadas.

O processo também se torna rastreável, pois as informações são centralizadas em um único local, que é facilmente auditável.

Um sistema de WMS também permite a geração de relatórios sobre produtos específicos ou sobre o estado atual ou futuro do estoque, que são gerados imediatamente a partir do banco de dados. Desta forma, é possível fazer um planejamento mais racional e claro sobre a necessidade de reposição do estoque, tornando a atividade comercial da empresa muito mais competitiva.

WMS

TECNOLOGIAS UTILIZADAS PELO WMS

FUNCIONALIDADES DO WMS

Um sistema de WMS permite a criação de interfaces com sistemas ERP, MRP, ou outros softwares de gestão. Desta forma, permite o tratamento automático de

Abaixo, estão listadas as ações tomadas por um Warehouse Management System em cada etapa do estoque de um produto:

  1. Agendamento de recebimento: Mostra horário e local para execução de operação, calculando os recursos e tempo para a mesma.
  2. Recebimento: Todos os volumes são conferidos. As inconsistências de um produto são registradas.
  3. Endereçamento: Checa os espaços vagos nas prateleiras e nas dependências do estoque. Um espaço vago é atribuído automaticamente a novas mercadorias, que serão identificadas e localizadas por códigos de barras.
  4. Armazenamento: Atribui os equipamentos necessários para operação de armazenamento e orienta ao staff o local de armazenamento para o produto.
  5. Separação: A cada ordem de separação, indica onde está o item solicitado e então separa os equipamentos para a retirada. A conferência do endereço é feita por código de barras.
  6. Expedição: Itens separados são conferidos uma última vez e colocados em área de confinamento para embarque. Envia uma mensagem SMS para as partes envolvidas notificando a entrega.
  7. Abastecimento de linhas de produção: realiza a manutenção das atividades de uma linha de produção para evitar que ela pare de funcionar por falta de um item necessário.

VANTAGENS

Pode-se resumir abaixo as vantagens que um WMS traz para um armazém:

CONCLUSÃO

Neste artigo, abordamos os principais objetivos de um armazém, os desafios para alcançá-los e apresentamos o WMS como uma ferramenta que viabiliza estes objetivos para um armazém de qualquer tamanho e volume de atividades.

As vantagens do WMS foram apresentadas, assim como as tecnologias utilizadas para a sua implantação e o seu modo de operação em cada etapa do estoque de um produto.

Para mais detalhes sobre as soluções em WMS existentes, ou sobre consultoria para a implantação de uma solução em sua empresa, fale com um de nossos especialistas!

Até a próxima!

Saiba mais sobre soluções para Armazéns da Quebeck automoção e controle AQUI.

Quebeck-1-SITE

Copyright © 2021 Quebeck Automação e Controle LTDA. Todos os direitos reservados • CNPJ: 01.835.143/0001-86