Todo mundo sabe que não é fácil acompanhar as constantes mudanças no setor de comércio e varejo, tornando ainda mais difícil o crescimento e desenvolvimento de um negócio. 

Além disso, ainda é necessário garantir ao cliente uma ótima experiência de compra e diferenciar-se da concorrência, aumentando ainda mais os desafios e obstáculos diários dos empresários, varejistas, atacadistas e comerciantes.

O principal desafio para crescer, com certeza, é a crise. Como o comércio depende muito das vendas, e com elas diminuindo cada vez mais pela situação econômica atual, isso pode acarretar em complicações maiores no futuro.

Saiba como se desvencilhar de problemas e garantir vendas com 9 tecnologias de automação para tirar seu comércio da crise:

#1 Check-Out

Sistemas de automação de check-out, ou de caixas de atendimento, além de acelerar o processo das vendas, fornecem mais alternativas de pagamento, um registro completo mensal que pode ser acessado para controlar entradas e saídas do caixa, podem acelerar os processos das vendas e até fidelizar clientes.

#2 Sistemas de voz integrada

No caso de supermercados, atacados ou varejos, o sistema de voz integrada pode ser muito útil para comunicação interna, resolução rápida de problemas, anunciar promoções e chamar a atenção de clientes, possibilitando o aumento de vendas e um canal de informações dentro da equipe cada vez mais eficiente.

#3 Reabastecimento e gerenciamento de estoque

Outra vantagem gigantesca da automação comercial é a possibilidade de criação de um sistema de gerenciamento de estoque, que minimize o tempo perdido com contagem, controle e gerencimento de produtos, de quebras de mercadorias, etc. Além disso, com ele, é possível receber alertas quando o produto está no fim e solicitar o seu reabastecimento antes mesmo que o último produto do tipo saia das prateleiras. Isso torna a vida dos funcionários, gerentes e até consumidores mais fácil e prática.

#4 Equipamentos para funcionários

As soluções fornecidas pela automação comercial não se resumem apenas a sistemas de informação. Também é possível, com eles, obter equipamentos para funcionários, como caixas registradoras, leitor de código de barras, computadores, e muitos outros, que aceleram a finalização da compra e aumentam a produtividade dos funcionários.

#5 Soluções WLAN

As soluções WLAN são as soluções de rede fornecidas pela automação comercial. Dentre elas, podem-se citar a criação sistemas ligados por uma rede local, impressoras em rede e Site Survey, por exemplo, que podem aumentar a sua capacidade interna, aumentar a agilidade de processos e serviços e garantir a satisfação de seus clientes.

#6 Soluções com tablets

As soluções com tablets são aquelas que envolvem o atendimento a clientes, gerenciamento interno, fornecimento e coleta de dados através da utilização de sistemas integrados em tablets. Esses sistemas são muito comuns em grandes lojas e em restaurantes modernos, por agilizarem a captura de pedidos, a obtenção de informações e garantirem a certeza de dados, evitando erros causados pelo papel.

#7 Informações em tempo real

O melhor de tudo na automação comercial é a possibilidade de ter a informação na ponta dos dedos, em tempo real, com a absoluta certeza de que aquele dado é o correto. Isso permite a redução de erros, aumenta a produtividade e diminui o tempo gasto em processos relacionados a captura e obtenção de informações.

#8 Eliminação de erros

Muitas vezes há dados que não batem na hora de gerenciar estoque, o recebimento de produtos e no atendimento aos clientes, seja por erro de funcionários ou pelo uso de papel, que pode se perder no meio do caminho. Com sistemas automatizados, além dessa informação ser produzida quase sempre de forma automática, é possível garantir a certeza de dados e números de estoque, da quantidade vendida por mês e muitos outros.

#9 Expedição

Por fim, mas não menos importante, a automação comercial pode solucionar problemas de expedição, quando o produto deve ser enviado a algum local, evitando erros de endereço, do produto indicado e da cor do produto, evitando completamente o retrabalho, o reenvio e outros problemas que podem ser causados por dados errados ou falta de estoque, aumentando a satisfação de clientes e a produtividade da equipe.

 

E os benefícios destas tecnologias não são poucos: é possível transformar a experiência do cliente para melhor, maximizar eficiência do seu comércio, reduzir erros causados pelo uso de papel, fornecer e coletar de dados em tempo real, melhorar a produtividade de seus funcionários, a inteação com cliente e o seu atendimento.

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