A correta nutrição de pacientes hospitalares é um requisito fundamental para a recuperação da sua saúde. Porém, diversos fatores tanto fisiológicos quanto administrativos podem dificultar a aplicação e o controle da dieta do paciente.

Faz-se necessário, então, a utilização de algum sistema de controle, tanto do tipo de dieta aplicada quanto dos seus horários, assim como de uma forma eficiente de transmissão destas informações entre os profissionais que estarão colaborando no atendimento do paciente. Este artigo descreve as vantagens da utilização de um sistema automático apoiado por uma rede wi-fi para atingir tal objetivo.

A NECESSIDADE DE CONTROLE RIGOROSO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO PACIENTE

A aplicação de uma alimentação adequada de um paciente hospitalar é uma das tarefas mais importantes para apoiar a sua recuperação. É fundamental que o paciente obtenha os nutrientes necessários para fortalecer seu organismo, que geralmente está debilitado pela doença.

Porém, em certos casos a própria doença impede que o paciente se alimente direito, seja por falta de apetite, seja por algum problema em seu aparelho digestivo. Outras vezes é o próprio paciente que é resistente a uma determinada dieta atribuída pelo médico, dificultando a sua aplicação pelos profissionais da saúde que estão acompanhando o caso.

Sendo assim, são necessárias ferramentas de agendamento, controle de horários de alimentação e checklist de refeições para garantir que um paciente receba as refeições especificadas pela sua dieta particular, mesmo que haja troca de enfermeiros a cada período ou outros riscos de perda de informação entre os profissionais responsáveis pelo paciente.

FERRAMENTAS DE APOIO À APLICAÇÃO DE DIETAS AO PACIENTE

Existem diversas formas e ferramentas de gerência interna do hospital que podem dar apoio à aplicação de dietas. Porém, ferramentas de automatização possuem alguns diferenciais bastante atrativos.

Utilizando equipamentos eletrônicos para guardar e transmitir informações, e associando isto a uma estrutura de rede wi-fi para todas as dependências do hospital, o acesso destas informações a qualquer momento e em qualquer lugar do hospital é facilitado. Onde houver equipamentos de acesso ao sistema do hospital, como Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEPs) e terminais de computador, os profissionais da saúde poderão checar, atualizar e alterar informações assim que quiserem. Evita-se assim o problema dos formulários médicos se perderem ou ficarem retidos não-intencionalmente em algum balcão ou departamento do hospital. Neste caso, a aplicação de refeições no horário certo seria dificultada caso o profissional de acompanhamento não tivesse as informações exatas ao seu alcance.

Outra vantagem é a de que mais de uma pessoa poderia acessar estas informações, ultrapassando as limitações de algum formato físico de registro. As atualizações do prontuário do paciente, caso se use o PEP, também seriam disponibilizadas imediatamente a qualquer pessoa que esteja acessando ou queira acessar o prontuário do paciente, em qualquer lugar do hospital.

Um registro eletrônico destas informações também provê rastreabilidade da aplicação das dietas aos pacientes. Sendo assim, ficaria registrado que profissional aplicou qual dieta ao paciente, reforçando a responsabilidade dos profissionais sobre o exercício do seu atendimento médico.

CONCLUSÃO

Neste artigo, analisamos como as ferramentas de automação de um hospital podem apoiar o acompanhamento e aplicação de dietas a pacientes hospitalares e como um bom desempenho das atividades profissionais pode ser reforçado com tal controle eletrônico.

Para mais informações sobre as ferramentas existentes para esta tarefa, ou sobre consultoria para a implantação de redes wi-fi e sistemas de gerência interna do hospital, fale com um de nossos especialistas!

Até a próxima!

Saiba mais sobre soluções para saúde da Quebeck automoção e controle AQUI.

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)