Varejista implementou 647 equipamentos em 26 lojas de material de construção das bandeiras TendTudo e Casa Show
A BR Home Centers tinha como desafio reformular todo o processo de atendimento ao cliente em suas 26 lojas de material de construção das bandeiras TendTudo e Casa Show. A ideia consistia em, dessa forma, acabar com filas de atendimento e aumentar a produtividade de seus funcionários.

O projeto proposto pela integradora Quebeck ao Grupo considerou a implementação de 647 equipamentos de autoatendimento Honeywell CN51 rodando Android. A reestruturação das tecnologias de atendimento e de vendas começou em 2014, sendo concluída no ano seguinte.

Segundo Tácio Henrique, gerente de serviços de informação da BR Home Centers, no interior das lojas havia seis computadores fixos para atendimento dos clientes, nos quais os vendedores realizavam consultas, orçamentos e negociavam vendas, muitas vezes ocasionando filas de espera para atendimento e, consequentemente, reduzindo a produtividade dos funcionários, por causa da lentidão de todo o processo.

Hoje, cada vendedor tem seu dispositivo móvel, o que agiliza a realização de consultas, orçamentos e pedidos. “O cliente fica próximo do vendedor o tempo inteiro, sem a necessidade de sentar em uma mesa para negociar a compra”, ilustra o executivo, citando que a tecnologia tornou o processo mais ágil e mais produtivo para todo mundo.

Com a solução em operação, em janeiro de 2015, as lojas TendTudo e Casa Show puderam perceber um aumento de 20% no número de vendas assistidas por equipamentos móveis. De forma gradativa, a quantidade de transações efetuadas por meio do produto da Honeywell começou a aumentar.

Segundo a companhia, partir de abril até o momento atual, as lojas físicas do BR Home Centers já totalizam 90% de vendas com o uso dos dispositivos móveis, em relação ao total de vendas efetuadas.

“Antes, se o cliente não encontrasse a metragem de determinado piso, precisava ir até a estação para verificar essa dimensão e voltar para o meio da loja atrás do código de barras, para novamente consultar o piso. Hoje, todo o transtorno enfrentado pelo consumidor em lojas físicas acabou. O cliente já consegue fazer tudo de uma vez sem precisar sair do lugar”, destaca Henrique.

Fonte: Computer World

 

About Denise Menck

Denise Menck é bacharel em Sistemas e possui especialização em Marketing pela FGV, atualmente é responsável pelo Marketing e e-commerce da Quebeck‏.