Se fizermos uma analogia entre um veículo e uma empresa, poderíamos dizer seguramente que a equipe de vendas externas corresponde ao motor. Mas o fato é que, com as mudanças trazidas pela evolução da tecnologia, equipes de campo também devem modernizar o modo de trabalho para se manterem no topo. Nesse artigo abordaremos a implementação de mobilidade para equipes de força de vendas.

Ok, muitas empresas não necessitam de implementação, mas sim de uma atualização de tecnologia. Aqui se encaixam, por exemplo, empresas que sempre utilizaram PDA’s e hoje optam por migrar para smartphones ou tablets, talvez pela evolução das aplicações voltadas para sistemas operacionais como o Android e o iOS ou pelo desempenho superior dos dispositivos, que podem contar com telas bem maiores que a tela de um coletor de dados.

Robusto ou não robusto? Eis a questão!

Aqui a decisão a ser tomada requer atenção: além de definir se será um smartphone ou tablet, também deve-se definir se o equipamento deve ser robusto ou não.

Um ambiente agressivo demanda um equipamento resistente, muitas vezes um smartphone ou tablet comum em visita a lugares perigosos chama muita atenção, demandando a necessidade de fazer seguro do dispositivo, o que pode encarecer o projeto, o que justifica o custo de um robusto, pois além do índice de quebra ser menor e a vida útil do produto é maior.

Para casos em que o vendedor somente visita um ponto de venda para tirar o pedido, o tamanho de tela não é um fator determinante, mas para vendedores que precisam mostrar os produtos ao cliente no momento da venda, é o tamanho de tela que define se a operação vai rodar melhor em um smartphone ou em um tablet.

Informações em tempo real

A consulta ao estoque em tempo real hoje não é novidade, até o consumidor pode consultar um e-commerce pelo celular na hora de tomar decisão e finalizar uma compra, o vendedor tem praticamente obrigação de contar com esse recurso e tanto dispositivos móveis quanto aplicações de força de vendas estão preparadas para atender a essa demanda.

Interação

Outro ponto importante é a interação da equipe de vendas com o cliente através de um dispositivo móvel. Aplicativos de mensagem como WhatsApp, Messenger do Facebook, Skype são muito mais fáceis e rápidos de se utilizar do que por exemplo enviar um email. Sem falar que essas aplicações permitem envio de mensagens de voz ou efetuar chamadas de vídeo, tremendo diferencial.

Quem define qual é o melhor canal de comunicação é o cliente!

Benefícios

E os benefícios para vendedores e empresas são muitos – colocação de pedidos e consultas em tempo real, minimização de erros, agilidade no faturamento, conectividade 24×7, acesso ao cliente muito mais ágil, relacionamento mais estreito com cliente, lista de desejos e histórico do cliente.

Para concluir, dispositivos móveis e aplicações de força de vendas devem ser utilizados para fidelização dos clientes, e como fazer isso?

Tornando a experiência de compra única, inovadora e agradável.

Dessa forma o cliente se sentirá sempre valorizado.

Criatividade deve ser utilizada sem moderação. Bons negócios!

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