Com a popularização da Internet, as redes sem fio se tornaram indispensáveis para qualquer empresa, facilitando a comunicação, o acesso imediato a informações por parte de qualquer dispositivo móvel e a diminuição de custos pelo compartilhamento de recursos informáticos.

Contudo, para montar uma rede wireless funcional e sem custos desnecessários, é preciso projetar a rede de forma que o sinal seja oferecido apenas para o ambiente desejado, evitando os seguintes problemas:

– Área de cobertura insuficiente do sinal wi-fi;
– Sinal fraco ou intermitente nos locais da empresa mais distantes dos pontos de rede;
– Perda de conexão dos dispositivos conectados ao transitarem pela empresa;
– Interferência entre sinais de redes diferentes;
– Superdimensionamento dos equipamentos a serem utilizados como pontos de rede;
– Uma maior chance de acesso à rede por pessoas não autorizadas.

PROJETANDO UMA REDE WIRELESS

A implantação deve ser feita de forma racionalizada, garantindo os seguintes requisitos de projeto:

– Planejamento prévio dos locais servidos pelo sinal wi-fi;
– Garantia da qualidade do sinal em cada ponto;
– Especificação da potência de cada ponto de rede e a quantidade de pontos de rede necessários.
– Para cumprir estes requisitos, o projeto correto de uma rede wireless depende da realização de um Site Survey na empresa.

O Site Survey trata-se de uma bateria de testes e medições de sinais feitos nos espaços da que receberão o sinal wi-fi, para se conectarem à rede wireless. O Site Survey indicará a melhor disposição para os pontos de acesso, de modo a evitar-se sombras ou excesso de sinal, e delimitará precisamente a área de cobertura do sinal.
Desta forma, conhecendo exatamente as necessidades de sinal em cada ponto, torna-se possível oferecer um sinal com qualidade com a utilização da quantidade exata de equipamentos, sem que o sinal gere interferência em áreas não previstas.

imagem-rede-wireless-profissional-quebeck-automacao-e-controle

Saiba mais sobre soluções em automação de armazéns da Quebeck AQUI.

PROBLEMAS DA IMPLANTAÇÃO NÃO RACIONALIZADA DE UMA REDE WIRELESS

A implantação amadora de uma rede wi-fi tornou-se extremamente comum hoje em dia, porém, tais projetos feitos de forma “intuitiva” geram uma oferta de sinal wi-fi não confiável. Eventualmente, os problemas de conexão dos dispositivos móveis da empresa exigirão a reinstalação da rede ou mesmo a realização de um novo projeto, o que necessariamente incorrerá em mais gastos (seja em pessoal técnico, seja em novos equipamentos).
Mesmo que um projeto amador crie um primeiro serviço de rede wireless, um novo projeto precisará ser feito quando a empresa passar a ocupar um espaço maior e a precisar de uma reestruturação da sua rede. As chances de que um projeto amador, feito de forma não racionalizada, continue a prover a máxima qualidade de sinal com o menor custo serão mínimas e eventualmente a empresa incorrerá em custos desnecessários para corrigir um projeto de rede mal-feito.

seguranca-avancada-rede-wireless

Conclui-se assim que a melhor forma de oferecer um serviço de rede confiável para a sua empresa com o menor custo, sem incorrer em reinstalações que geram perda de tempo e custos imprevistos, é adaptar os elementos de rede às necessidades do seu espaço físico. Para isto, um projeto de rede feito com o Site Survey torna-se indispensável.
Acompanhe nosso blog para ter acesso a conteúdos especialistas em administração de redes e em automação de processos.
Até a próxima!

Quebeck-1-SITE

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)