Com as vendas de smartphones e tablets superando as vendas de computadores desde 2013, temos o cenário de mobilidade indo para o terceiro ano de consolidação no Brasil. Muitos foram os avanços e benefícios que os dispositivos móveis trouxeram para as empresas.

Como melhorar a segurança dos dispositivos móveis da sua empresa

Agilidade para os times de campo, processo de vendas mais rápido e assertivo, maior controle da operação para os gestores, mas existem muitos cuidados a serem tomados com a segurança desses dispositivos, e nesse artigo falaremos sobre isso.

Embora os processos em campo tenham se modernizado com a adoção de mobilidade, problemas antigos como os vírus e malwares que somente atingiam computadores também devem ter atenção e medidas tomadas a fim de evita-los nos dispositivos móveis. O índice de vírus não é tão grande comparado a PCs, mas o risco existe.

Como detectar e também evitar este tipo de problema?

Como proteger dados e informações confidenciais da empresa?

A seguir algumas medidas de segurança e também ferramentas desenvolvidas para esse tipo de proteção:

Atualização do Sistema Operacional

O próprio usuário pode verificar em seu aparelho se existe um pacote novo de atualização, baixar e instalar a nova versão.

No caso da empresa utilizar uma solução de MDM, o acesso às configurações do Sistema fica bloqueado, então a sugestão é que a área de TI verifique a possibilidade de alocar recurso presente em reuniões periódicas do time de campo, para que assim se faça atualização do Sistema Operacional, sempre que houver conhecimento de uma nova versão.

Gerenciamento dos dispositivos móveis (MDM)

Utilizar uma solução de MDM pode garantir que o usuário somente tenha acesso às aplicações relevantes para o processo da empresa, possibilitando o bloqueio das demais.

Muitos aplicativos disponíveis gratuitamente em lojas como a Play Store (loja de aplicativos para o Sistema operacional Android) na verdade são maliciosos e visam infectar e danificar o dispositivo. O bloqueio da loja de aplicativos pode evitar que o usuário baixe aplicativos, minimizando o risco de danos e também a exposição dos dados contidos no aparelho.

Outro benefício do uso de MDM é a melhoria de performance do dispositivo, maior duração de bateria ao longo do dia de trabalho e maior foco do usuário.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Gerenciamento de Dispositivos Móveis

Bloqueio de Apps que possibilitam ataques

Muitos ataques utilizam métodos para iludir o usuário e induzi-lo a cometer erros. E-mails contendo anexos ou links falsos com título “Nota Fiscal” ou “boleto em aberto” ou até mesmo mensagens SMS podem na verdade conter o instalador de uma ferramenta de malware. Essa técnica é conhecida como phishing. Nesse caso a sugestão é de que a empresa valide se os apps de e-mail ou SMS são necessários para a operação em campo e caso não haja necessidade, o ideal é bloqueá-los através de uma solução de MDM.

Uso de “Contêiner corporativo”

Existem soluções que conseguem separar o perfil particular do usuário do perfil corporativo, criando um “contêiner” seguro e criptografado e protegendo os dados da empresa. Essa separação garante que informações confidenciais não “vazem” e permite gerenciamento remoto do conteúdo, possibilitando até mesmo a limpeza dos dados em caso de extravio do aparelho.

Atenção a sinais de mau funcionamento dos dispositivos

Bateria descarregando rapidamente, aparelho executando comandos ou funções aleatoriamente, sem intervenção do usuário, travamentos. Deve-se ter atenção a sintomas como esses, podem significar somente problemas no aparelho, mas também podem significar que a máquina esteja infectada colocando em risco as informações da empresa.

Mesmo utilizando-se todos esses recursos e precauções, o risco ainda existe nos dispositivos, mas com certeza muito menor do que em um aparelho desprotegido e não gerenciado. O ideal é estar sempre atento a mudanças de Sistema e seguir as diretrizes da área de TI, responsável pela gestão dos dispositivos móveis.

 

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)