Hoje irei discutir sobre o código FEBRABAN e identificar a diferença entre código lido e código digital e como fazer a conversão de código de barras.

Como funciona o sistema de boletos?

Antes de qualquer coisa, no boleto de cobrança, existe o código de barras conhecido como código FEBRABAN, que nada mais é do que o Intercalado de 2 e 5 ou mais números, conhecido como I2de5 que significa que a cada 5 barras em um boleto define 1 caractere, onde 2 são barras largas e tanto as barras quanto os espaços entre as barras tem um significado. E no padrão do boleto bancário são 44 caracteres. Esse padrão também orienta a posição do código no boleto e outras informações discutidas neste artigo.

No boleto existem o código de barras e a linha digitável e o seus conteúdos são diferentes entre si! Se possuir um leitor que não faça a conversão do código de barras para a informação contida na linha digitável não irá funcionar, pois os conteúdos dos dois são diferentes. É claro que se tiver um dos valores o outro é retirado através de uma “fórmula”. 

Não iremos discutir a fórmula, mas para sua facilidade e para ajudar você a otimizar os seus processos disponibilizamos um software que já faz essa conversão! 

Faça o download do software

>>Clique aqui para baixar o software gratuitamente.

Para isso algumas coisas precisam ser configuradas no leitor de código de barras, como por exemplo, habilitar esse tipo de código de barras e quantidade de caracteres que precisam ser definidos no leitor.  

Configuração Padrão (depende do modelo do leitor)

Habilitar I2of5

Definir quantidade de caracteres máximos para 44 caracteres

O tipo de leitor também é importante, a tecnologia IMAGER tem a capacidade de ler códigos diretamente na tela do computador. 

>>Clique aqui e faça agora o download do software.

Ganhe agilidade, precisão e redução de custos para sua empresa. Com as soluções Quebeck, sua rede de logística e transporte ganha agilidade e sua empresa passa a trabalhar com informações atualizadas rapidamente e com qualidade. Clique aqui em conheça nossas soluções para Armazém.

Acesse nossa loja virtual veja o produto ideal para sua necessidade.

Viu como é facil? Veja estas e outras dicas aqui aqui em nosso blog semanalmente e se estiver com alguma dúvida, fique a vontade em deixar sua mensagem, pois teremos o prazer em te responder. Até a próxima.

Quebeck-1-SITE

About José Tibães

José é Engenheiro Elétrico formado pela FEI. Atualmente é responsável pelo departamento técnico da Quebeck