O Android é atualmente a plataforma de smartphone mais popular do mundo. Este sucesso atrai milhares de desenvolvedores, os quais trazem soluções inovadoras não só para consumidores finais, mas também para empresas. Até que ponto o Android mantem os dados corporativos seguros?

Nesse artigo falaremos sobre a plataforma de soluções Samsung Knox para segurança e gestão de dispositivos móveis corporativos.

Samsung KNOX incorpora as principais tecnologias patenteadas pela Agência de Segurança Nacional (NSA) e aproveita os recursos em nível de hardware para proporcionar maior segurança para proteger o sistema operacional e os aplicativos. Também apresenta uma das capacidades mais abrangentes de gestão de dispositivos móveis disponíveis.

Essa tecnologia combinada com o recurso de Aplicativo Container, permite que as empresas suportem ambos os modelos BYOD e planos empresariais sem comprometer a segurança corporativa ou a privacidade dos funcionários.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Gerenciamento de Dispositivos Móveis

O Samsung KNOX Container é um ambiente Android virtual dentro do dispositivo móvel, completo, com a sua própria tela inicial, launcher, aplicativos e widgets. Os aplicativos e dados no interior do container são isolados dos aplicativos fora dele, ou seja, os aplicativos fora do container não podem usar a comunicação entre processos do Android (IPC) ou métodos de compartilhamento de dados com aplicativos dentro do container.

Do mesmo modo, os aplicativos dentro do container em geral, não têm a capacidade de interagir com os aplicativos ou dados de acesso fora do container. No entanto, em alguns aplicativos dentro do container podem ser concedidos acesso somente leitura aos dados fora do container através de uma configuração de política.

Por exemplo, as fotos tiradas da câmera dentro do container não poderão ser vistas a partir da Galeria fora do container em uma área pessoal do usuário. Da mesma forma, quaisquer contatos ou
Marcadores criados fora do container não estarão disponíveis no interior.

Este isolamento total de aplicativos e dados dentro do container permite uma solução poderosa contra o “vazamento de dados” associado ao modelo BYOD. Todos os dados armazenados por aplicativos dentro do container são criptografados através de algoritmos fortes de criptografia (AES-256).

É necessária uma senha para ter acesso nos aplicativos dentro do container. O Samsung KNOX inclui uma solução antirroubo integrada que fornece controle e serviços de recuperação em caso de roubo. A capacidade antirroubo está integrada no firmware do dispositivo e não pode ser desativada, mesmo que o dispositivo tenha um “reset de fábrica”.

A empresa pode gerenciar o container como qualquer outro ativo de TI usando uma solução de MDM.
O Samsung KNOX suporta muitas das soluções de MDM líderes no mercado.

Listaremos abaixo os principais recursos do Knox container e também de MDM:

  • Criptografia de dados do armazenamento interno e cartão SD;
  • VPN;
  • Gerenciamento remoto;
  • Modo Kiosk;
  • Geolocalização;
  • Inventário;
  • Instalação remota de apps;
  • Configuração remota;
  • Políticas de acesso e configuração.

Samsung Knox sem dúvidas é uma solução bastante completa para segurança tanto dos dispositivos da empresa, quanto para os dados e informações.

Consulte a equipe da Quebeck para efetuar a homologação do Knox na sua empresa.

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)