Uma grande preocupação tanto da área de TI, quanto da operação na hora de implementar uma rede wireless é o quão eficaz essa rede será. Atender aos usuários de voz com qualidade, suportar a quantidade de dispositivos trafegando ao mesmo tempo, suportar aos usuários BYOD, dar cobertura total a rede de coletores de dados Warehouse, evitar interferência de outros ambientes.

O alto investimento em tecnologia sem fio pode se tornar uma dor de cabeça em um ambiente de projeto malsucedido. Então, como planejar uma implementação desse tipo?

Survey_Airwise

O primeiro passo é o Site Survey (leia também: Princípios básicos de Site Survey, que consiste na análise de interferências de RF (radio frequência) baseado na planta do projeto, a fim de evitar barreiras na propagação do sinal, bem como otimizar sua distribuição pelo todo, definindo-se o melhor local de colocação dos APs (pontos de acesso).

Existem algumas maneiras de se efetuar um Site Survey, a mais completa é através de ferramentas de mercado especializadas. Nesse artigo falaremos da ferramenta líder de mercado: AirMagnet Survey.

O AirMagnet Survey é uma solução desenvolvida para planejar e projetar redes sem fio 802.11 a/b/g/n/ac através do cálculo da quantidade de APs, localização e configuração ideais para uma distribuição de WLAN (Rede de área local sem-fio) bem-sucedida. Além de verificar a cobertura de RF, ele possui a capacidade de mensurar o desempenho de rede real do usuário final, medindo velocidade de conexão, taxa de transferência e transmissão de pacotes.

Como resultado, o AirMagnet Survey gera um relatório detalhado da rede, criando um mapa baseado na planta, mostrando o ambiente Wi-Fi completo.

Listaremos abaixo alguns dos principais recursos do AirMagnet Survey:

  • Análise através de mapas – através de mapas de calor, o AirMagnet Survey consegue mensurar o nível de interferência no sinal, planejar o melhor ponto para os APs backup, identificar o melhor plano de canais de acordo com os APs do cliente e também com APs ao redor pertencentes a locais vizinhos, evitar a sobreposição (excesso de APs) e calcular o roaming e ainda efetuar a análise por canal, SSID ou mesmo por dispositivo;
  • Escalabilidade otimizada – o AirMagnet Survey permite a análise de adição de APS ao ambiente sem fio, para os casos em que a rede demanda crescimento, evitando excesso de sinal, ajustando o plano de canais, possibilitando uma tomada de decisão assertiva e até mesmo evitando investimentos desnecessários;
  • Segurança – o transbordamento do sinal de RF para áreas vizinhas, fora do prédio, pode ser uma forte brecha de segurança, o AirMagnet Survey possui recursos que minimizam este tipo de falha;
    802.11ac – o AirMagnet Survey possui recursos específicos para redes Wi-Fi ac, como pesquisas 802.11ac do setor (inclusive suporte 3×3 até 1.300 Mbps), cobertura do Modo de Operação, mapa de cobertura da taxa de Transmissão/Recepção do MCS e mapa de cobertura da Largura do Canal.
  • VoiceOver WLAN O AirMagnet pode validar e traçar a qualidade de uma chamada de telefone via rede sem fio, a capacidade e outros parâmetros específicos da VLAN (rede local virtual) de voz ao redor da planta, minimizando os problemas que podem estar causando baixa qualidade da chamada.
  • Analisadores de espectro – AirMagnet Survey pode analisar as interferências de RF ao redor, de maneira estática ou por caminhada pela planta. Outro benefício deste recurso é uso de um mesmo AP para cobertura de andares diferentes da empresa.
  • Relatórios – o AirMagnet Survey inclui o recurso de geração de relatórios detalhados do projeto, conforme a demanda do cliente. Exclusão e inclusão de seções, adição de comentários e logomarca, formatos de arquivos diferentes.

A Quebeck é especializada em Site Survey através da ferramenta AirMagnet.

SOLICITAR CONTATO

About José Tibães

José é Engenheiro Elétrico formado pela FEI. Atualmente é responsável pelo departamento técnico da Quebeck