Muitas são as áreas de uma empresa que demandam mobilidade. Em negócios, temos os executivos que podem utilizar um tablet em campo para substituir um notebook, promotores de trade marketing, pesquisa do consumidor, showroom e ponto de venda, por exemplo.

E o que essas áreas tem em comum?

Não demandam um dispositivo robusto para a operação. Já equipes de manutenção em campo, linha de produção, controle de qualidade, armazenagem, tem em comum o tipo de ambiente de trabalho que é muito mais hostil e necessita de um equipamento com resistência para a operação. Hoje aprenderemos como definir o tablet ideal para um ambiente de trabalho hostil.

Basicamente, o que define um ambiente como hostil ou agressivo são as condições de trabalho. Poeira, líquidos, terreno acidentado e de difícil acesso, risco de explosão ou incêndio são dificuldades encontradas por exemplo em linhas de produção, manutenção na área de utilities, operações que demandam veículos e até mesmo no ambiente hospitalar, que demanda um equipamento que permita assepsia.

xc6-ultra-rugged-tablet-display

Existem algumas certificações e níveis de proteção que atestam a resistência do equipamento: para poeira e líquido temos a proteção IP (primeiro dígito para poeira, segundo para líquido sendo o maior nível 68), para quedas temos a certificação militar MIL-STD-810G, para área classificada temos C1D2, também conhecida como ATEX.

Vamos tomar como base a Xplore Technologies, empresa com mais de 20 anos no mercado de equipamentos robustos que, recentemente adquiriu a empresa Motion Computing ampliando e complementando seu portfólio de tablets robustos. Seus produtos se subdividem em três categorias, de acordo com o nível de robustez: ultra robusto, integralmente robusto e robusto.

Um tablet ultra robusto deve ser escolhido para aplicações militares, mineradoras com alto risco de dano e acidente e até mesmo empresas de óleo e gás. Além do ambiente extremamente agressivo, muitas vezes as normas regulatórias demandam pelo máximo de resistência, proteção e segurança que um equipamento eletrônico como um tablet possa oferecer.

A Xplore conta com o modelo XC6 nessa categoria. Já para aplicações de chão de fábrica, serviço de campo, transporte, construção e área da saúde, o que temos visto é a aderência de um equipamento integralmente robusto, como os tablets B10 e Bobcat que rodam Windows e também o D10, recém lançado que roda Android, porem, em muitos casos, um equipamento com a robustez do F5m atende perfeitamente a demanda, no caso da área da saúde, o C5m.

Além da robustez, os tablets contam com alto poder de processamento para suportar qualquer aplicação, diversas portas de comunicação para agregar periféricos necessários para a operação e também soluções integradas como leitor de código de barras, caneta com capacidade biométrica, RFID, wifi, 4G, GPS e uma linha de acessórios completa com baterias extra, capas de proteção, doca de mesa e kits veiculares.

Agora que você já tem este guia para fazer a escolha do equipamento certo para o seu negócio, consulte agora mesmo a equipe de especialistas da Quebeck para conhecer mais sobre os tablets para ambientes hostis!

(11)5585-2766 ou quebeck@quebeck.com.br

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)