Nesse artigo falaremos sobre a separação utilizando tecnologia de voz para o processo de coleta e os benefícios para esse tipo de operação.

O setor de armazenagem sempre foi um dos principais focos das empresas de automação comercial. Seja através da tecnologia de código de barras, WMS ou RFID os processos e tarefas acabam sendo facilitados e otimizados. Basicamente existem quatro processos principais: recebimento, armazenagem, separação e expedição.

A separação de pedidos consiste em separar materiais armazenados mediante a um pedido do cliente. Nesse processo utiliza-se o endereço dos produtos, efetua-se a manipulação, conferência e envio a expedição. Erros ou atrasos na separação representam prejuízo para a empresa, além de implicarem na qualidade da prestação de serviço.

Vamos entender agora como o uso de tecnologia de coleta por voz pode minimizar os problemas e erros e também maximizar eficiência e ganhos.

No modelo tradicional, o trabalho de separação é feito manualmente ou com o uso de coletores de dados, planilhas, pedidos e relatórios. A tecnologia de coleta por voz pode ser instalada no mesmo coletor de dados, porém o dispositivo é acoplado a cintura do operador e ele também utiliza um head set (conjunto de fone + microfone) na cabeça. Dessa forma suas mãos ficam livres, permitindo maior agilidade para busca e conferência dos produtos.

Como funciona?

O operador faz uma solicitação por voz, ela é convertida em dados pelo software e interpretada. Nesse momento o software se comunica com o WMS para devolver, também por voz, a informação solicitada, que pode ser um endereço, quantidade, disponibilidade, ou qualquer informação relativa ao produto.

Além de otimização do processo, ganho em produtividade e facilidade de uso desse tipo de solução.

Confira abaixo outros benefícios do uso de coleta por voz:

  • Elimina uso de papel, minimizando erros e custos;
  • Leitura de código de barras opcional;
  • Redução de custos com treinamento – solução muito simples de ser utilizada;
  • Retorno rápido do investimento – minimizando erros e aumentando produtividade e qualidade em serviço;
  • Informação em tempo real;
  • Melhor ergonomia para o operador.

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