Muitas vezes, buscando solucionar problemas de rede e wireless de uma forma mais barata, rápida e menos complexa e acabamos contratando profissionais ou empresas duvidosas.

Essa é uma daquelas situações em que “o barato sai caro”. O que deveria ser feito visando o melhor custo-benefício, no fim do dia se torna uma implantação ruim de Site Survey que não atende às expectativas, é vulnerável, corre riscos e ameaças e tem um funcionamento não esperado.

Conheça os 7 principais problemas de uma implantação ruim de Site Survey:

#1 Zonas de sombra

Imagine você caminhando por um enorme armazém, registrando e coletando dados sobre produtos e, de repente, tudo o que você havia enviado é cancelado porque a conexão com a internet foi interrompida sem motivo aparente.

Essas são as zonas de sombra, que nada mais são do que locais onde a rede wireless não alcança, seja por motivos físicos (obstáculos que não permitam a passagem de ondas da rede) ou de alcance (o equipamento não tem potência o suficiente para mandar sinal até aquele lugar).

As zonas de sombra são prejudiciais para qualquer negócio, pois obrigam o funcionário a se mover até outro local toda vez que necessite da rede e, afinal, o wireless serve justamente para que não precisemos ficar fixos a um local, o que acaba acontecendo quando a implantação de Site Survey é ruim.

#2 Falhas de rede

Quedas constantes da rede, interrupção total dos serviços, mal funcionamento do sistema de gestão interna, falha no envio de pacotes que gerem problemas com o backup e suspensão dos serviços da empresa, são algumas das falhas que podem acontecer durante o uso de uma implantação ruim de Site Survey.

#3 Vulnerabilidade

Quando o sistema não possui recursos de autentificação, certificados digitais, rede para convidados, métodos de prevenção para falhas, ele está sujeito a ameaças e vulnerabilidades no sistema. O que isso quer dizer?

Essas ameaças podem comprometer dados já registrados, senhas, dar acesso a bancos e ferramentas financeiras, ao cadastro de itens, preços, e muito mais, podendo sofrer alterações de pessoas mal intencionadas e, rapidamente, gerar uma perda muito grande de dinheiro.

#4 Problemas em equipamentos

O Site Survey não consiste apenas do estudo completo do local, todos os seus desafios de implantação, obstáculos físicos e tecnológicos, mas também da escolha de equipamentos, formatação de rede e configurações que melhor atendam as necessidades do cliente.

Dessa forma, escolher um equipamento que “trabalhe” mais do que sua capacidade pode gerar falhas técnicas e mal funcionamento. Um equipamento muito potente numa função muito simples também tem seus poréns – são os vilões da conta de energia, desperdiçando horrores e realizando muito pouco.

Os problemas técnicos podem levar a falhas generalizadas e completa interrupção do sistema, fazendo com que todos os serviços no local tenham que ser colocados em segundo plano para corrigí-los.

#5 Retrabalho

Se há um problema na rede, muitas vezes é necessário registrar vendas, alterações em produtos, ou quaisquer movimentações, de outra forma. Neste caso, muitas vezes, é utilizado o método tradicional de cadastro, impressão e registro em papel, tendo depois que passá-lo para o sistema para que não ocorra incoerência nos dados.

Isso quando uma falha no sistema não gera problema no backup, o que se torna uma dor de cabeça ainda maior para a empresa, pois exige que toda a coleta e manutenção dos dados registrados seja refeita, para ter controle sobre produtos e serviços da empresa. Aquilo que deveria ajudar, na verdade, acaba atrapalhando.

 

Para não desperdiçar tempo e dinheiro, você precisa contratar uma empresa que seja confiável, tenha todas as certificações necessárias, realize serviços de qualidade, com testes de funcionamento e de alcance.

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