Neste artigo irei falar sobre as diferentes linguagens de programação das principais impressoras do mercado, são elas: Argox, Intermec by Honeywell, Datamax-O’neil e Zebra.

O que são emuladores? O que é driver? Como identificar? Qual instalar?

Há uma infinidade de impressoras térmicas com a sua própria linguagem de programação, as mais comuns são:

Modelos de impressoras

IPL – Intermec Printer Language (Intermec)

DP – Direct Protocol / Fingerprint (Intermec)

DPL – Datamax Printer Language (Datamax-O’neil)

ZPL – Zebra Programming Language (Zebra)

CPCL – Comtec Printer Control Language (Zebra)

EPL – Eltron Programming Language (Zebra)

Para entender melhor, para imprimirmos essa etiqueta abaixo:

impressoras_1

 

São esses os formatos que precisam ser enviados de acordo com a linguagem:

IPL 

impressoras_2

 

DPL

impressoras_3

 

ZPL

impressoras_4

 

Como podemos ver, para imprimir o mesmo layout cada impressora precisa receber do sistema o código referente à sua linguagem de programação! Se mandar o formato IPL para uma impressora que só imprime ZPL, está não interpretará o formato e não será impresso. Por isso os fabricantes das impressoras desenvolveram emuladores.

O que são emuladores?

Os emuladores são softwares que reproduzem as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele, por exemplo, a Intermec by Honeywell possui o emulador ZSim, se habilitarmos na Intermec o emulador ZSim, está passará a aceitar e interpretar arquivos em ZPL.  Essa informação consta na especificação do produto e alguns emuladores são esses abaixo:

Especificações 

No caso da Argox, os emuladores são PPLA (DPL), PPLB (EPL) e PPLZ (ZPL).

Alguns emuladores da Zebra são APL-I (IPL) e APL-D (DPL) e nativos ZPL, EPL e CPCL.

Alguns emuladores da Datamax-O’Neil são o PL-Z (ZPL), PL-I (IPL) e nativos DPL.

Alguns emuladores da Intermec by Honeywell são o ZSim (ZPL), ESim (EPL) ,DSim (DPL) e nativos IPL.

As principais marcas normalmente tem a capacidade de emular outras linguagens, mas com o nome diz, é uma emulação, então pode ser que a etiqueta impressa em uma impressora emulada pode não ficar idêntica do que se fosse impressa em uma impressora nativa da linguagem.

Algumas impressoras possuem vários emuladores já instalados e basta uma alteração nas configurações para aceitar outras linguagens, são as conhecidas impressoras “Multi-Firmware”, em outras, esta mudança é feita através de alteração do firmware, que pode ser feito por uma assistência técnica autorizada ou pelo próprio usuário ou ainda pode não haver a possibilidade de tal mudança.

Apesar de entendermos como uma etiqueta é impressa através de sua linguagem de programação muitas vezes não temos programadores ou uma equipe de TI para formatar uma etiqueta como desejado. Para isso utilizamos os drivers de impressora.

Drives

impressoras_5

Uma das funções do driver é interpretar as informações contidas em um software visual para a linguagem da impressora. Esse software pode ser qualquer um que tenha a opção de impressão, como o bloco de notas, word, excel, power point, etc. ou softwares especifico para edição de etiquetas, os mais conhecidos de mercado são o Zebra Designer, o Seagull BartenderNetira Label DesignerLabel Vista, etc… Desta forma a criação de layout é muito simples e intuitiva e temos toda a liberdade de adicionar e editar códigos de barras, textos, linhas e caixas, imagens, inserir campos que serão importados de um banco de dados, etc.

Instalação de Drivers

Na hora de instalar o driver também precisamos nos atentar na situação de utilização de emuladores, pois o driver é especifico para a linguagem de programação que será utilizada. Ao instalar o driver para impressora Zebra (ZPL) emulando Intermec by Honeywell (IPL), por exemplo, é necessário instalar o driver da Zebra especifico da emulação (IPL) ou o driver de uma impressora que a linguagem nativa seja IPL (Intermec by Honeywell). Isso causa muitas dúvidas, pois pode ser que foi instalado o driver para impressora certa, mas com a linguagem errada e não será impresso etiquetas nesta situação.

No caso dos ERPs e softwares gerenciais, estes podem ser homologados para uma ou mais linguagens de programação e temos que nos atentar a esses detalhes antes de escolher a impressora, pois muitas vezes o software envia para a impressora diretamente o formato já em linguagem de impressora e não necessita do driver para interpretação, mas sim para mapear a porta de impressão, que é outra função do driver, e que necessitará adicionar uma impressora genérica em vez do driver da impressora e isso também gera muitas dúvidas, mas em via de regra utilizamos essa linha de raciocínio:

Se precisar criar o formato por um software visual especifico, como o Bartender, precisará instalar o driver de impressora.

Se precisar enviar impressão através de um ERP e o formato for enviado já em linguagem da impressora, precisará do driver genérico texto.

Na dúvida de qual equipamento cotar, entre em contato com o seu representante comercial  Quebeck para ajuda-lo a identificar o equipamento correto!

 

Q-CTA-ORCAMENTOS-17092014

About José Tibães

José é Engenheiro Elétrico formado pela FEI. Atualmente é responsável pelo departamento técnico da Quebeck