A mobilidade já é uma realidade consolidada nas empresas. Os dispositivos móveis para equipes de campo viabilizaram as transações em tempo real e deram agilidade aos negócios, seja através do BYOD*, ou através de um dispositivo corporativo. E com a maturidade dos projetos, gestores perceberam que precisam de ferramentas específicas para gerir equipes de campo. Nesse post falaremos especificamente sobre a gestão das equipes de Trade Marketing.

Basicamente, um promotor de Trade Marketing tem a função de visitar os pontos de venda (PDV) frequentemente para efetuar a montagem estratégica dos produtos, garantir que tudo que foi fechado com a equipe de vendas esteja em execução de forma correta, validar estoques, auditar campanhas e monitorar a concorrência. Através de um dispositivo móvel ele já poderia executar algumas dessas tarefas como enviar e receber fotos do gestor, receber mensagens e instruções, mas a maioria das outras tarefas ficaria sem monitoramento ou qualquer organização. Então, como solucionar este problema e ainda dar controle sobre a equipe para o gestor da área?

Para isso existem as aplicações de Trade Marketing. Elas são instaladas no dispositivo móvel para que o promotor receba via internet seja wifi ou operadora a roteirização dos pontos a serem visitados diariamente, check-in por geolocalização em cada um deles e também o roteiro de ações a executar no PDV. Isso inclui tirar fotos, coletar dados através do preenchimento de formulários, verificar estoques e todas as outras ações definidas para a equipe de execução.

Para a equipe de gestão, é disponibilizado um Dashboard (painel de controle) com a visualização dos dados coletados por cada promotor diária, semanal ou mensalmente, permitindo monitorar o cumprimento das rotas, tempo gasto no PDV e mensurar o desempenho do colaborador em campo. Desta forma é possível traçar estratégias específicas por região de atuação, poder de compra, principais produtos e outras várias maneiras de se melhorar o desempenho da equipe.

Mais do que monitorar o trabalho em campo e posicionar bem os produtos e campanhas, uma ferramenta de Trade Marketing permite entender porque o shopper, por exemplo, decidiu comprar o produto da concorrência e não o seu, identificar quais ações funcionam para cada cliente e principalmente as motivações que levam o consumidor a comprar o seu produto. Assim, estratégia e tomadas de decisão ocorrem com muito mais embasamento em dados, o que propicia um retorno mais rápido e garantido do investimento em Trade Marketing e em tecnologia para o time.

Quer conhecer a ferramenta líder de mercado para equipes de Trade Marketing? Não deixe de acompanhar nosso blog e o próximo post!

*BYOD – quando o funcionário utiliza o próprio dispositivo para trabalhar

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