Você sabia que existem equipamentos desenvolvidos exclusivamente para ambientes suscetíveis à variações repentinas e bruscas de temperatura? Outros para ambientes com alto índice de poeira ou até umidade e a chuva?

Esses fatores externos não podem comprometer a qualidade, desempenho e disponibilidade do equipamento, por isso foi criada o Ingress Protection, classificação de índice de proteção (IP). A classificação de IP consiste em uma forma de definir o grau de proteção que cada equipamento precisa ter em cada ambiente, deixando claro o risco de mantê-lo em um local não recomendado.

Entenda melhor o funcionamento e utilidade da classificação 

A classificação de IP conta com dois números, sendo o primeiro o correspondente ao índice de vedação contra a poeira e penetração de objetos sólidos, o segundo está relacionado com a proteção contra a água e umidade. Em outras palavras, a classificação de IP ajuda a esclarecer ao consumidor o que o equipamento suporta ou não.

Por exemplo: um equipamento que é protegido a imersão em água, mesmo que ele seja imerso em algum líquido, o funcionamento se manterá e o desempenho não será comprometido.

Quebeck---Template---Blog---Imagem-Destacada01

Os tipos de classificação 

O índice de proteção contra poeira vai de 0 a 6, sendo 0 sem proteção e o 6 totalmente protegido, veja abaixo:

0 Não protegido
1 Protegido contra objetos sólidos a partir de 50 mm
2 Protegido contra objetos sólidos a partir de 12 mm
3 Protegido contra objetos sólidos a partir de 2,5 mm
4 Protegido contra objetos sólidos a partir de 1,0 mm
5 Protegido contra poeira
6 Totalmente protegido contra poeira

Já contra penetração de água vai de 0 (não protegido) a 8 (protegido contra efeitos de imersão contínua em água):

0 Não protegido
1 Protegido contra gotas d’água caindo verticalmente
2 Protegido contra queda de gotas d’água caindo verticalmente com invólucro inclinado até 15°
3 Protegido contra aspersão d’água
4 Protegido contra projeção d’água
5 Protegido contra jatos d’água
6 Protegido contra jatos potentes d’água
7 Protegido contra efeitos de imersão temporária em água
8 Protegido contra efeitos de imersão contínua em água

A importância do uso do IP correto

Quebeck---Template---Blog---Imagem-Destacada

A atenção à este detalhe permite que você adquira um equipamento que corresponda as suas necessidades e que possua máxima durabilidade e resistência. Ambientes ao ar livre, sujeitos a mudança de clima e umidade precisam de equipamentos vedados contra água a partir de 6, a fim de preservar ao máximo sua vida útil e evitar imprevistos com o mau funcionamento no decorrer do dia de trabalho. Outro ponto importante é economia com manutenções, troca de peças e substituições.

Utilizar o equipamento com a selagem correta, gera uma grande economia ao longo prazo, visto que em média a vida útil de um coletor de dados é de 5 anos.

Maximize o tempo de vida com o Contrato de manutenção

O contrato de manutenção (garantia estendida) oferece o serviço de reparo e manutenção, com utilização de peças e suprimentos originais de fábrica, por profissionais especializados e treinados pelo fabricante.

O equipamento correto aliado ao contrato de manutenção irá garantir a estabilidade e durabilidade por mais tempo. Conheça todos os benefícios do Contrato de Manutenção no Artigo Por que adquirir o serviço de contrato de manutenção para o meu coletor? da Iza Oliveira.

Quebeck-1-SITE

About Denise Menck

Denise Menck é bacharel em Sistemas e possui especialização em Marketing pela FGV, atualmente é responsável pelo Marketing e e-commerce da Quebeck‏.