Conheça nesse artigo a tecnologia dos beacons, que vem cada vez mais sendo utilizada em aplicações (especialmente no varejo) para melhorar a experiência de compra.

Abordaremos aqui tanto os quesitos técnicos, quanto aplicabilidade da solução.

O que são beacons?

Beacons são uma tecnologia de proximidade que permite localizar dispositivos (ou pessoas que carregam esses dispositivos) com muito mais precisão dentro de ambientes fechados.

Basicamente beacons utilizam Bluetooth Low Energy (Bluetooth LE) para detectarem dispositivos que possuem esta tecnologia e transmitirem um número identificador único ao Sistema operacional.

Dessa forma, um mercado ou loja consegue saber exatamente em que setor o cliente está e assim, através de um aplicativo que deve estar instalado no dispositivo do cliente, o estabelecimento pode, por exemplo, enviar notificações, do tipo: “SmarTV com 30% de desconto somente hoje”, para os clientes que estiverem próximos ao setor.

É seguro?

Beacons fazem somente essa detecção e estabelecem a comunicação entre servidor e dispositivo na ponta (smartphone do cliente, por exemplo). Nenhum dado confidencial é transmitido por padrão, somente se a aplicação solicitar e o usuário der autorização.

Toda a inteligência deve vir da aplicação, que obrigatoriamente deve estar instalada. Também é necessário que o cliente esteja com o Bluetooth ligado e visível.

Então beacons são como um GPS indoor?

Sim e não.

No ambiente indoor ele consegue dar uma posição bem precisa, em termos de setor de loja, corredor, etc. Mas a tecnologia não envia uma posição geográfica com coordenadas, ela apenas se baseia na posição em que o sensor está localizado para informar a posição do cliente. Não há informação de latitude e longitude.

O fato da tecnologia ser Bluetooth LE, que transmite via ondas de rádio, a torna mais robusta e também vale ressaltar o fato de que como o próprio nome já diz, o consumo de bateria é muito menor do que o Bluetooth anterior.

Um dos cases mais conhecidos de utilização de Beacons no varejo é o das lojas Apple. O aplicativo da Apple Store já tem a funcionalidade embarcada e quando um cliente entra na loja recebe em seu dispositivo informações extras, promoções, tamanho e tempo de espera na fila, eventos, treinamentos etc.

Agora que já conhece mais sobre a tecnologia, consulte a equipe de vendas da Quebeck para fazer uma prova de conceito em seu estabelecimento.

(11)5585-2766
quebeck@quebeck.com.br

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)