As redes Wireless chegaram ao mercado mundial há pouco mais de dez anos e já se tornaram um item marcante e essencial. Após as facilidades apresentadas pela rede Wireles, não é mais possível nos imaginar envoltos em fios por toda parte

Por isso, conhecer melhor cada tipo de rede nos permite ganho de tempo, economia de dinheiro e muita comodidade em nosso dia a dia. Esse é mais um ponto positivo da tecnologia em nosso dia a dia: melhor administração do nosso tempo.

Os tipos de redes Wireles

A escolha da rede Wireless certa vai depender sempre da área de abrangência desejada, sendo elas: WPANs, que são redes locais utilizadas em residências, comércios e escritórios; as WLANs, que são redes locais utilizadas em pequenas empresas e lan houses; as WMAN, que são as redes metropolitanas, podendo abranger um bairro ou cidade ou; e por fim as WWAN, que são de longa distância, podendo abranger um país inteiro. Vale salientar que as redes sem fio podem existir através da transmissão infravermelho (ondas invisíveis), VOIP, Wi-Fi, Bluetooth e Wi-Max, sendo esta última uma WWAN, comum em países que oferecem internet através de sistema governamental, comum nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.

A rede certa para você ou seu negócio

Ajuste-de-imagens-Padrão

Geralmente as empresas costumam utilizar as WLANs, pois uma rede Wireless nesse formato é mais barata e abrange grande número de pessoas. Ainda dentro de empresas, é comum se utilizar as WPANS, principalmente se existir uma intranet. Esse tipo de rede também possui baixo custo, pois basta um roteador e um modem ADSL para que o sinal da rede sem fio esteja disponível nas dependências da empresa.

Embora não pareça, o VOIP também é uma rede Wireless, pois depende da rede para que haja a troca de telefonia ou videoconferência gratuita pela web. Esse tipo de plataforma tem sido muito utilizada em diversos negócios nos últimos anos, o que gera economia significativa no plano de contas da empresa. Um fator muito importante na hora de criar sua rede Wireless é que sempre se deve utilizar uma chave de segurança (senha), pois se por um lado as redes públicas são convenientes, por outro, quando desprotegidas podem ter as informações enviadas interceptadas por terceiros.

Facilidade ao seu alcance

Atualmente é possível contratar uma empresa para fazer o controle de qualidade da rede Wireless, facilitando processos e evitando perda de produtividade por conta de problemas inesperados com a conexão. Essas empresas também fazem toda a instalação Wireles residencial ou corporativa de forma rápida e eficiente. Independentemente se você vai contratar os serviços de terceiros ou se você mesmo vai montar sua rede Wireless, apenas não deixe de contratar os serviços de internet banda larga com a operadora de sua cidade, pois quanto mais computadores estão ligados a mesma rede sem fio, mais lenta a comunicação online pode ficar. Portanto, verifique a sua necessidade de uso e número de computadores que se beneficiarão com a rede Wireless, assim será possível a contratação de consumo que melhor se adapte a sua rotina de utilização.

Quebeck-1-SITE

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)