No Brasil o primeiro passo para a automação foi em 1975 quando os registros manuais começaram a ser substituídos por operações via caixas registradoras eletrônicas. Em 1977 foi criado o European Article Number (EAN), o código padrão europeu

blooog

A Associação Brasileira de Automação, atual GS1, criou uma base comum para os negócios por meio de identificação única, captura precisa e compartilhamento automático de informações vitais sobre os produtos, localizações e ativos.

Certificação de Código de Barras

A certificação do Código de Barras garante a leitura do código de barras na primeira passagem, em qualquer equipamento, em qualquer lugar do mundo.

A avaliação do código de barras é realizada, pela GS1, com equipamentos de alta tecnologia, tendo como padrão as normas ISO e especificações globais.

Com a garantia de leitura, termina também a digitação manual e outros erros relacionados a problemas de leitura do código de barras.

Seja reconhecido em qualquer lugar do mundo

Para idenficar o seu produto, é preciso que a sua empresa tenha um prefixo, ou seja, tenha um código único (contendo de 7 a 11 dígitos). Através dele sua empresa será identificada em qualquer parte do mundo. Este prefixo fará parte do código de barras dos seus produtos.

Automação

Estou sempre “batendo na tecla da automação”, pois sei o quanto é vantajoso os processos automáticos. Através da automação é possível oferecer ao consumidor um atendimento com qualidade, rapidez e precisão. Sem contar na redução de tempo em cada operação e a lucratividade mensurável logo nos primeiros dias após a implantação.

Combate a Falsificação

A identificação única para cada uma das embalagens de um produto fornecerá aos sistemas de rastreabilidade e autenticação uma tecnologia prontamente disponível, dificultando a penetração de falsificadores na cadeia de suprimentos. Entenda a lei do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (Lei nº 11.903/2009) aprovada pela Anvisa aqui.

Segurança

Com o padrão global de rastreabilidade é possível saber a origem do produto e o seu percurso do produtor ao consumidor tornando qualquer processo mais seguro.

Benefícios da certificação

  • Leitura mais rápida do código de barras
  • Visibilidade na cadeia de suprimentos
  • Eficiência nas operações logísticas
  • Eliminação de erros retrabalhos e inconsistências
  • Aumento da satisfação dos clientes.

Fonte: GS1 Brasil

About Denise Menck

Denise Menck é bacharel em Sistemas e possui especialização em Marketing pela FGV, atualmente é responsável pelo Marketing e e-commerce da Quebeck‏.