Hoje em dia, a utilização de redes wireless de computadores é uma prática universal em qualquer ambiente, seja profissional ou doméstico, e têm trazido inúmeros benefícios em termos de administração eficiente, compartilhamento e localização rápida de informações e agilidade na realização de tarefas ou atendimentos. Hospitais são um dentre tantos outros ambientes que usufruem destes benefícios de uma rede wi-fi.

1

Contudo, não é incomum haver problemas de projeto em uma infraestrutura de rede que não foi planejada e implantada de maneira profissional, resultando em uma rede não-confiável. Para identificar tais problemas e evitar consequências graves no contexto de um hospital, é recomendável realizar uma auditoria da rede wireless caso ela nunca tenha sido feita.

A seguir, abordaremos em detalhes o que é, a necessidade e os benefícios de uma auditoria de uma rede wireless.

BENEFÍCIOS DE UMA REDE WIRELESS EM HOSPITAIS

Conforme já foi visto em nosso artigo anterior COMO A UTILIZAÇÃO DE UMA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DIGITAL VIA REDE WI-FI PODE GARANTIR A CONFIANÇA DOS ATENDIMENTOS MÉDICOS, uma infraestrutura de rede wi-fi em um hospital permite a utilização de várias ferramentas de administração interna do hospital que facilitam o trabalho dos seus profissionais e melhoram muito os serviços oferecidos.

Seja um sistema de controle de estoque de medicamentos, um complexo sistema de horários e agendamento dos médicos, ou mesmo um sistema de comunicação interna que une telefonia a softwares de videoconferência, tais ferramentas provêem os seguintes benefícios:

  • Administração do hospital mais racionalizada e eficiente;
  • Atendimento mais seguro devido a um controle rastreável do processo de tratamento;
  • Agilidade de atendimento aos pacientes devido a uma melhor comunicação entre o staff do hospital;
  • Maior segurança dentro das dependências da empresa através do melhor controle do acesso às dependências do hospital.

Utilizando tais ferramentas, o staff do hospital automatiza tarefas como a localização de informações sobre médicos, pacientes ou tratamentos, verificação de orientações e receitas de outros profissionais, localização do prontuário dos pacientes, etc. Com a automação de tais tarefas administrativas, ele conseguirá se concentrar melhor no atendimento pessoal aos pacientes, oferecendo um serviço personalizado, um tratamento confiável e um atendimento rápido.

4

OS PROBLEMAS DE UMA REDE WIRELESS MAL-PROJETADA

Implantar redes em um determinado local se tornou uma tarefa extremamente fácil, com a popularização e barateamento de equipamentos de rede. Praticamente qualquer pessoa pode adquirir computadores e um roteador wireless, e então configurar uma primeira conexão simples com compartilhamento de Internet entre todos usando as práticas interfaces de configuração atuais dos roteadores.

Porém, existem especificações de projeto de redes que, para serem atingidas, exigem um trabalho mais minucioso e planejado. É necessário projetar uma rede wireless de forma que o sinal wireless seja oferecido apenas para o ambiente desejado, com a potência adequada. Caso isto não seja levado em conta, incorre-se nos seguintes problemas:

  • Área de cobertura insuficiente do sinal wi-fi;
  • Sinal fraco ou intermitente nos locais do hospital mais distantes dos pontos de rede;
  • Perda de conexão dos dispositivos conectados, ao transitarem pela empresa;
  • Interferência entre sinais de redes diferentes;
  • Superdimensionamento dos equipamentos a serem utilizados como pontos de rede, incorrendo em custos desnecessários;
  • Uma maior chance de acesso à rede por pessoas não-autorizadas.

Com estes problemas, o hospital terá uma rede não-confiável como infraestrutura das ferramentas mencionadas anteriormente, o que pode ser catastrófico em diversos cenários de urgência dentro de um hospital, caso um determinado serviço de rede precise ser usado e não esteja disponível devido a falhas no sinal de rede.

REALIZANDO UMA AUDITORIA NA INFRAESTRUTURA DE REDE DO HOSPITAL

Para verificar se a infraestrutura de rede de um hospital atende a todos os parâmetros de projeto de uma rede wireless profissional e confiável, a primeira etapa é realizar um Site Survey do hospital.

O Site Survey trata-se de uma bateria de testes e medições de sinal feitos nos espaços da empresa que receberão o sinal wi-fi, para se conectarem à rede wireless. Ele delimita precisamente a área de cobertura do sinal já existente e revela problemas como sombras (áreas com falta de sinal de rede wi-fi) ou excesso de sinal (áreas com a intersecção desnecessária de sinal de wi-fi de mais de um ponto de rede).

Caso se detecte os problemas acima, o hospital precisará realizar uma reestruturação da sua rede. As medidas necessárias poderão variar desde a simples realocação e reconfiguração dos pontos de rede, até a aquisição de um conjunto completo de equipamentos mais adequados ao tamanho e às necessidades do hospital.

Embora estas medidas possam incorrer em custos adicionais, garantir-se-á um serviço de rede confiável, de qualidade, que possui o menor custo e está pronto para atender a qualquer demanda de serviços de rede sem precisar de novas reestruturações.

3

CONCLUSÃO

Conclui-se assim que as necessidades de qualidade e confiabilidade de um sinal de rede dentro de um hospital automatizado pedem a realização de uma auditoria de rede toda vez que o sinal de rede apresentar problemas.

Realizando-se uma auditoria, os administradores do hospital poderão reestruturar a rede de forma a garantir um serviço de sinal de rede excelente e corretamente dimensionado para as suas necessidades, eliminando as falhas de rede com o menor custo possível.

Acompanhe nosso blog para ter acesso a conteúdos especialistas em administração de redes e em automação de processos.

Até a próxima!

Quebeck-1-SITE

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)