A atividade logística, que trata do armazenamento, distribuição e manutenção de mercadorias úteis entre pessoas e locais diferentes, é uma atividade inerente à vida humana e é realizada em maior ou menor grau desde o início da civilização humana. Contudo, apenas recentemente o impacto vital que o gerenciamento logístico exerce sobre a diminuição dos custos da atividade produtiva e, portanto sobre a obtenção de uma vantagem competitiva no mercado foram reconhecidos.
Tal conscientização ocorreu quando percebeu-se que a diminuição dos custos ocorre quando se otimiza não apenas o transporte das mercadorias, mas também a gestão de compras, a gestão de estoques, a armazenagem e a distribuição.

DESAFIOS DO GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

A grande dificuldade de realizar uma otimização de todas estas etapas está no fato de que elas não são processos independentes, mas influenciam a tomada de decisão umas das outras. O controle de estoques, por exemplo, influencia as decisões da gestão de compras, que por sua vez determina a realocação de pessoal para realizar a armazenagem.
Uma decisão errada implicará em atrasos e até em gastos adicionais, o que costuma ocorrer frequentemente em um sistema logístico mal implantado, devido ao número de decisões que ocorrem ao mesmo tempo.
Desta forma, o desafio de implantar um sistema logístico consiste basicamente num problema de planejamento e de controle integrado dos processos, onde várias decisões sejam automatizadas e requeiram apenas a supervisão humana do processo.

MC2100_Manufacturing_D3X3122

AUTOMATIZANDO OS PROCESSOS

Uma forma de atingir tal objetivo é implantar um sistema de automação da atividade logística. Tais sistemas operam via software e realizam automaticamente diversas etapas da cadeia produtiva, como a emissão de pedidos de compra de novos materiais conforme o estado do estoque e a gestão da frota de distribuição.

Saiba mais sobre soluções em automação de armazéns da Quebeck AQUI.

Desta forma, o papel dos profissionais da empresa se reduzirá à adaptação do processo automático a novas atividades e à supervisão da atividade de armazenagem e distribuição.

AGINDO DE FORMA RACIONAL E PLANEJADA

É importante que uma empresa que realiza a armazenagem e distribuição de mercadorias estabeleça um sistema desde o início de suas atividades. Isto se deve ao fato de que a realização de uma atividade logística não depende apenas de equipamentos e soluções modernas, mas também de uma cultura de administração racional e planejada da logística da empresa, que deve ser cultivada nos profissionais desde a sua admissão.
Se a atividade logística começar de forma não racionalizada e estruturada, no momento em que o volume de atividades aumentarem, será necessário um replanejamento do processo logístico. Um trabalho integrado que pode ser previsto e realizado com custos menores quando feito no início da operação. Conheça aqui alguns cases de projetos de automação de armazéns.

Desta forma, conclui-se que o ganho das empresas do setor logístico realizarem suas atividades com planejamento e controle integrado dos processos desde o começo de suas atividades é bastante relevante no médio e longo prazo. Fazendo-o de forma racionalizada e estruturada certamente obterá uma vantagem competitiva no mercado, inclusive reduzindo significativamente os custos operacionais.
Acompanhe nosso blog para ter acesso a conteúdos especialista em automação de processos e controle de dados.
Até a próxima!

Quebeck-1-SITE

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)