O Site Survey consiste da análise de um local para a instalação de equipamentos de radio frequência, como os de redes sem fio, ou de possíveis problemas nessas redes.

Essa análise tem como objetivo otimizá-las, identificando locais ideais para instalação de Pontos de Acesso e da quantidade necessárias para que os clientes tenham a melhor qualidade de sinal de recepção, de acesso e dos recursos da rede.

Entenda mais sobre a importância de aplicação de Site Survey com nosso artigo “A importância de realizar Site Survey”

Aplicações de Site Survey

Há dois tipos de aplicações de Site Survey:

1. Site Survey Indoor

O Site Survey Indoor é o tipo mais conhecido de Site Survey, mas não o único. Ele se baseia na análise do número de estações base necessárias a serem instaladas para que se realize a cobertura de rede com perfeição e supra o tráfego previsto.

2. Site Survey Outdoor

Já o Site Survey Outdoor verifica, identifica e analisa a parte externa da instalação de rede, localizando e identificando os pontos de rede, se há obstrução entre os Pontos de Acesso Remoto, realizando medições e coletando informações para o projeto.

Os dois tipos de Site Survey são co-dependentes, já que seu uso conjunto visa a melhor instalação possível, evitando que aspectos internos e externos prejudiquem o uso de uma rede wireless.

Critérios avaliados no Site Survey

Inicialmente, quando se solicita um projeto de Site Survey, são levados em consideração diversos fatores para sua avaliação e implantação. Entre eles, os principais são:

  • Necessidade de cobertura (o quanto se pretende alcançar, em área, com rede wireless);
  • Desempenho da aplicação atual;
  • Análise do local (cabeamento, energia, climatização, condições ambientais);
  • Orçamento do projeto;
  • Mobilidade da rede;
  • Necessidade de pontos ativos;
  • Equipamentos;
  • Disponibilidade;
  • Segurança (física e lógica);
  • Necessidade de ampliação;
  • Prazo de implantação

Etapas de implantação

#1 Levantamento

Nessa etapa, são levantados dados de uma possível implantação de rede atual, dos critérios avaliados pelo Site Survey (citados acima), da necessidades de aplicação e, principalmente, da planta do local, para análise dos obstáculos a serem desobstruídos.

#2 Identificação

Aqui ocorre a identificação dos locais onde será realizado o projeto, solicitação de permissão para visita dos profissionais responsáveis pela implantação e da rede em si.
No caso de uma rede já instalada, essa etapa consiste na realização da identificação dos pontos de acesso, suas localizações e possíveis obstruções (a presença de equipamentos elétricos próximos, por exemplo).

#3 Projeto

Uma vez feito o levantamento e identificação, é possível montar um projeto de implantação ou de solução de problemas, especificando-se os equipamentos necessários, orçamento, mudanças necessárias e avaliar a melhor forma de realização do projeto.

#4 Inspeção

A etapa de Inspeção consiste na realização de vistorias nos locais onde a rede será instalada e da transmissão dessa rede, como forma de última avaliação e verificação dos dados que constam no projeto. Aqui podem ocorrer mudanças no projeto antes de sua implantação.
No caso de uma rede já instalada, nessa etapa são realizados os testes de Interferência, para descobrir possíveis obstruções na rede, e de Performance, a fim de analisar colisões entre pacotes de rede.

#5 Implantação

Por fim, ocorre a implantação dos equipamentos e a realização completa do projeto, quando os profissionais realizam as mudanças necessárias e aplicam soluções para os problemas apresentados na rede.

Conclusão

A realização de um Site Survey é altamente recomendada para melhor aproveitamento de uma rede wireless, obtendo-se com ele a melhoria na infra-estrutura e solução de problemas. Isso também minimiza a possibilidade de problemas futuros e otimiza a sua operação

Não há fórmula exata para o Site Survey, já que cada caso é diferente em diversos aspectos, como estrutura e problemas a serem solucionados. A melhor receita é a sua aplicação, pois as etapas do Site Survey, quando aplicadas, suprem as necessidades de qualquer rede.

Consulte as soluções de Site Survey que a Quebeck oferece e obtenha o melhor que sua rede pode oferecer!

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)