Pensando em ambientes como o petroquímico, de plataformas e refinarias de óleo, indústria farmacêutica, etc onde exista o risco de explosão, foram projetados os Coletores de Dados intrinsecamente seguros

O que é intrinsecamente seguro?

Intrinsecamente seguro é um método de proteção empregado em atmosferas potencialmente explosivas. Tarefas que são certificadas como intrinsecamente seguras são desenvolvidas para ser incapazes de liberar energia suficiente, através de meios térmicos ou elétricos, para causar ignição em materiais inflamáveis (gases ou partículas de poeira).

O que é uma atmosfera explosiva?

Atmosfera explosiva é quando existe, em contato com o oxigênio, uma proporção tal de substância inflamável que ao atingir determinadas temperaturas pode gerar faíscas e ser fonte de ignição. Por exemplo: Se houver um vazamento prolongado de gás, o simples acender de uma luz pode gerar uma explosão, pois o gás é o combustível, enquanto a luz é a fonte de ignição que está em um local com oxigênio.

O que é uma área de classificação?

A área classificada é um espaço onde há concentrações de gases que gerem ou podem gerar uma atmosfera explosiva em condições normais de processo. Essa classificação é identificada como “zonas”, que indicam a quantidade de mistura explosiva existente em um local.

Quando identificadas, essas áreas são divididas em zona 0, 1 e 2:

A zona 0 corresponde ao local onde existe uma formação de mistura explosiva contínua ou existente por longos períodos.

A zona 1 é o local onde esta formação de mistura explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento.

A zona 2 refere-se ao local onde a mistura explosiva formada é improvável que ocorra, mas caso venha a ocorrer, certamente estará ligada a operação anormal do equipamento e existirá por curtos períodos de tempo.

Através da identificação dessas zonas é possível analisar o melhor Coletor de Dados dentro da necessidade real da operação.

Concentrações de gases, poeiras combustíveis e fibras inflamáveis

Um ambiente classificado pode ter um ou todos os fatores de risco listados acima, o que torna essencial a escolha do dispositivo com o nível de classificação correto.

Coletor de dados para área com risco de explosão

Os Coletores de Dados certificados para operação nestes ambientes são rigorosamente testados e avaliados de acordo com o nível de proteção que ele oferece.

Um engenheiro de segurança pode certificar em qual categoria o seu ambiente se encaixa.

Quebeck-1-SITE

About Denise Menck

Denise Menck é bacharel em Sistemas e possui especialização em Marketing pela FGV, atualmente é responsável pelo Marketing e e-commerce da Quebeck‏.