Segundo Jeff Man, diretor de pesquisa da Gartner, “a utilização de dispositivos móveis pela força de trabalho em campo elevou as expectativas de acessibilidade e o nível de experiência do usuário”. A constante evolução dos dispositivos e a multiplicidade de modelos disponíveis mudou a forma de trabalho dando agilidade aos processos em tempo real e consequentemente melhorando a produtividade e resultados.

Mas a maturidade dos projetos corporativos que adotaram mobilidade se depara também com alguns problemas dessa nova era. Até que ponto um trabalhador de campo mantem o foco tendo disponíveis aplicativos de redes sociais e lazer em seu dispositivo? Como monitorar o consumo de dados e não ter gastos excessivos com a operadora? Por que a bateria de alguns colaboradores dura um turno inteiro e a de outros acaba antes da hora do almoço, se todos utilizam o mesmo modelo de dispositivo? Para sanar essas e outras questões, vamos hoje falar sobre a adoção de uma solução de Gerenciamento de dispositivos móveis, ou em inglês como é mais conhecida: MDM (Mobile Device Management).

O MDM possibilita a gestão remota dos dispositivos móveis em campo com diversas funcionalidades de monitoramento, instalação, configuração, perfil e bloqueio do dispositivo, o que otimiza, torna o uso da máquina extremamente corporativo e possibilita que as empresas mantenham-se sempre conectadas, agilizando seus negócios, mantendo dados e informações seguros. Pode-se afirmar que uma solução MDM traz benefícios para a área de negócios e também para a TI:

Benefícios do MDM para os Negócios

  • Melhora o controle das equipes em campo – Acompanhamento de rota através de geolocalização do dispositivo e monitoramento do uso dos dispositivos (atributos como bateria, consumo de dados, uso de memória, etc);
  • Reduz custos operacionais de suporte – reduz a necessidade de deslocamento – sincroniza online em tempo real;
  • Melhora o processo de tomada de decisão – Relatórios gerenciais eficientes;
  • Protege suas informações mais sensíveis.

Benefícios do MDM Para a TI

  • Implantação sem grandes dificuldades e a maioria das soluções permite customização;
  • Multi-plataforma (soluções Android, iOS, Windows Mobile);
  • Facilita a gestão tanto de aplicações quanto de dispositivos;
  • Não necessita de intervenções do usuário (usuário recebe o perfil designado a seu escopo de trabalho);
  • Suporte remoto.

Existem diversas soluções de MDM no mercado, cada uma delas com suas particularidades. É muito importante que a empresa trace um escopo detalhado do que precisa efetivamente em termos de gestão do dispositivo, para que assim tome a decisão correta na hora de escolher a melhor solução para atendê-la. Levar em conta quantidade de dispositivos, se fará somente a gestão de dispositivos ou também dos usuários, recurso alocado para suporte e manutenção dos dispositivos em campo, esses são alguns dos pontos de atenção, dentre vários outros.

Sua empresa busca por uma solução de MDM? Acompanhe nosso blog, no próximo post falaremos em detalhes da solução nacional líder de mercado.

Acesse a nossa loja virtual

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)